Tudo o que você precisa saber para trocar sua placa pela placa Mercosul.
Não. Desde 31 de janeiro de 2020, apenas as placas no padrão Mercosul podem ser obtidas para novos emplacamentos. Se você possui as placas antigas em perfeito estado, não é necessário trocá-las, e você pode continuar usando-as normalmente.ne algum texto
A colocação da placa Mercosul é obrigatória nos seguintes casos: – Primeiro emplacamento. – Mudança de estado ou município. – Mudança de propriedade do carro. – Mudança de categoria (por exemplo, carro de passeio que virou táxi). – Placas cinza danificadas (modelo antigo).
Embora a quantidade de caracteres tenha permanecido igual, o código alfanumérico das novas placas possui uma nova proporção e formato: – 4 letras – 3 números – Cor de fundo branca
A vistoria é exigida em todas as situações, inclusive na perda da placa dianteira. Todos os serviços de 2ª via de placas cinza extraviadas, perdidas, danificadas ou roubadas requerem a alteração para o modelo Mercosul com a respectiva emissão do Certificado de Registro do Veículo (CRV).
5. Será Necessária a Emissão de Nova Via do CRV em Caso de Perda, Roubo ou Dano da Placa Cinza?
6. Posso Solicitar a Placa Mercosul Durante a Transferência de Propriedade Dentro do Mesmo Município?
Não, a mudança é obrigatória apenas para serviços onde a troca de placa é mandatória, como transferência entre municípios, mudança de categoria ou placa em desacordo com a legislação vigente.